Livros Publicados

Contém Química 2: Pensar, fazer e aprender pelo método investigativo

Autores: Ana Cláudia Kasseboehmer, Dácio Rodney Hartwig, Luiz Henrique Ferreira.

Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis – biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. – e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.

É com os objetivos de manter nossas conquistas e de assegurar para as gerações seguintes a possibilidade de continuar a jornada humana que passamos adiante o conhecimento acumulado. É com este intuito que também sempre procuramos por melhores maneiras de ensinar. A metodologia investigativa, como apresentada nesta obra, é parte do processo que nos faz avançar na busca por melhores condições de aprendizagem para a geração que nos sucede: nossos próprios alunos!!!

A sensação de aprender é uma das mais prazerosas que o ser humano pode experimentar. Infelizmente estes momentos são raros no ensino de disciplinas científicas e professores e alunos sabem muito bem disso. Por vezes a justificativa busca apoio no discurso de que ciências é mesmo difícil, ou que são os próprios estudantes que não têm interesse em aprender, ou ainda, que são fatores externos a nós, professores e alunos, que determinam a qualidade do ensino que praticamos. No entanto, devemos considerar a necessidade e urgência de nos questionarmos sobre nossas próprias práticas como professores. Se tivemos alguma dificuldade em aprender ciências e sobre ciências é muito provável que isto se deve a forma como estes conteúdos nos foram ensinados. Se, por outro lado, tivemos facilidade em aprender, certamente atribuímos muito disso a um ou mais professor ou professora que tivemos em nossa caminhada e que ousaram ensinar de uma forma diferente.
O domínio da tecnologia do fogo e outras descobertas pré-históricas deram início a um processo que não termina para a ciência. E não é por acaso!

Em Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo são apresentados os princípios da metodologia investigativa em aulas teóricas e experimentais. Um capítulo inteiro é destinado a oferecer subsídios para a aplicação da metodologia investigativa nos 93 experimentos apresentados em Contém Química: pensar, fazer e aprender com experimentos.

contem_quimica_2

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE QUÍMICA: a instituição formadora (re)pensando sua função social

Autores: Luiz Henrique Ferreira, Ana Cláudia Kasseboehmer

A carência de investimentos na Formação inicial de professores de Química se tornou uma realidade irrefutável a partir da constatação da escassez de docentes em todas as regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, a necessidade de que essa formação se dê em curso com identidade própria fez com que os cursos de licenciatura deixassem, finalmente, de ser apenas apêndices dos cursos de bacharelado. Embora o processo de expansão da oferta de vagas e a busca por uma identidade para esses cursos representem avanços significativos, antigos problemas ainda persistem.
Esta obra tem por objetivo fomentar as discussões entre formadores e demais interessados no processo de formação inicial de professores de Química e, em especial, a todos os interessados nas questões subjacentes ao currículo dos cursos de licenciatura. Assim, os autores esperam contribuir com aquelas instituições que intencionam formar professores engajados em ensinar a ciência Química como forma de contribuir para a melhoria da educação básica brasileira. Nesse sentido, é também intenção dos autores de que esta obra se junte aquelas que se posicionam com a finalidade de tornar a universidade cada vez mais presente diante de e para uma sociedade tão carente de instituições comprometidas com a função social que lhes é atribuída. Enfim, esta obra se destina aos que acreditam que é justamente na grandeza das mentes que se ocupam com os desígnios da educação que se encontra um ensino de Química à altura desta própria ciência.

formacao_inicial_professores_quimica