Ana Cláudia Kasseboehmer

Coordenadora e Orientadora

Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Química e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente do Instituto de Química de São Carlos IQSC/USP. É docente dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura Semipresencial em Ciências e Bacharelado em Química e orienta estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na área de Educação Química.

Telefone
Laboratório: (16) 3373-8380

Kenia Naara Parra

Pesquisadora associada

Licenciada e bacharel em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU em 2009 e mestre em Ciências (área de concentração Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC-USP em 2013, com atuação na área de Eletroquímica Ambiental. Doutora em Ciências, também pelo IQSC-USP em 2018 com atuação na área de Divulgação Científica e motivação para o aprendizado de Química. Atualmente é pesquisadora associada do LINECIN com atuação na área de Divulgação Científica.

Bruno Pereira Garcês

Doutorado

MSc in Chemistry – Federal University of Uberlândia
Basic, Techinical and Technologial Teacher
Federal Institute of Triàngulo Mineiro, Brazil

Daniele Marcondes Ferreira

Doutorado

Possui graduação em licenciatura em Química – UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia (2009), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo-IQSC (2012) e atualmente aluna de Doutorado no IQSC atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação, ensino e método investigativo. Trabalha como professora no ensino público e particular no ensino médio.

Daniel Matheus da Silva

Doutorado

Licenciado em Ciências exatas com habilitação em Química em 2014 pelo Instituto de Física de São Carlos – IFSC -USP e mestre em Ciências (área de concentração Físico-Química) em 2017 pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC-USP, atuando com o método investigativo para o desenvolvimento do espírito científico em espaços de educação não-formal. Atualmente é aluno de doutorado também pelo IQSC-USP e atua na área de formação de professores e divulgação científica.

Israel Rosalino

Doutorado

Formado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013), tem mestrado em Química Teórica pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC-USP (2016), no grupo QTnano – Quantum Theory of Nanomaterials. Hoje, faz doutorado em educação no grupo Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais – LINECIN, pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC-USP.

Renata Torres Mattos Paschoalino de Souza

Doutorado

Licenciada e bacharel em Química pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) em 2018. Atualmente é aluna de doutorado pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP).

Fabrício Heitor Martelli

Doutorado

Formado pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Licenciatura em Química. Possui Mestrado na área de Ciências – Química Analítica e Inorgânica – IQSC/ EMBRAPA Instrumentação. Professor de Química– SEE/SP. Possui especialização na área de Educação Especial pela UNESP – campus Bauru-SP. Atualmente é aluno de doutorado do IQSC/USP – área de Ensino de Ciências – Educação Especial e Método Investigativo.

Robson Santos da Silva

Mestrado

Graduado em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em química pela Universidade de São Paulo, USP (2015). Atualmente é aluno de mestrado pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) e professor na rede privada para o ensino básico.

Ana Carolina da Silva Steola

Mestrado

Graduada em Ciências Exatas Licenciatura, com habilitação em química (2014) pela Universidade de São Paulo, USP, São Carlos. Coordenadora de projetos na rede particular de educação. Atualmente é aluna de mestrado pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC-USP. Possui experiência na área de ensino de ciências em espaços não formais.

Matheus dos Santos Barbosa da Silva

Iniciação científica 

Graduando no curso Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 2015-2017. Enquanto membro do PET, desenvolveu projetos de ensino e extensão. No período 2017-2018 foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas da Pró-reitoria de graduação da Universidade de São Paulo onde desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado “Estudo da relação entre o método investigativo e as necessidades psicológicas básicas em estudantes do ensino médio”. Desde de 2017 é aluno de iniciação científica no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), onde pesquisa sobre o Método Investigativo e a Teoria da Autodeterminação.

Ariane Carolina da Rocha

Iniciação científica

Graduanda em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em Química pela Universidade de São Paulo (USP).  Desde de 2016 é aluna de iniciação científica no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), na área de Divulgação Científica.