Processos em andamento
Processo CNPq n. 407164/2022-7 Parque Ecológico de Mombuca como espaço de formação e divulgação científica
Descrição: Este projeto tem como objetivo revitalizar o Parque Ecológico de Mombuca localizado na cidade de Mombuca, no interior do Estado de São Paulo, e estudar o impacto que a revitalização de um espaço não formal pode provocar em uma cidade. As atividades que serão realizadas serão desde exposições sobre as pesquisas desenvolvidas nas instituições dos proponentes, sobre o próprio Parque Ecológico e seu potencial como contextualização e fonte de ensino e de aprendizagem; cursos de formação para visitantes, professores em exercício e em formação inicial; atividades lúdicas e interativas durante as férias, finais de semana e feriados realização de estágios e regências em um espaço não formal; Programa de Pré- Iniciação Científica em diferentes áreas do conhecimento com estudantes da educação básica tendo como objeto de estudo o Parque Ecológico e formas de manejo, sustentabilidade e ação social. As contribuições serão avaliadas desde a população geral até a população escolar, nesta contemplando professores e estudantes.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Processo FAPESP 2022/05934-0 – EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica
Descrição: A literatura educacional é enfática em defender que a aprendizagem está condicionada a uma postura ativa do estudante e a um conteúdo de ensino o qual o estudante reconheça seu sentido para compreender o mundo que o cerca e como intervir nele de forma crítica, solidária e atuante. A abordagem investigativa é tema de pesquisa de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros é já demonstrou seu potencial para a formação do estudante. As próprias pesquisas acadêmicas mostram que mudanças na prática pedagógica dos professores não ocorrem facilmente. A hipótese explorada nesta proposta para buscar superar essa dificuldade em implementar as pesquisas acadêmicas na realidade da educação básica e na escola pública, em particular, é fortalecer o professor em exercício e formar o futuro professor, ambos engajados em priorizar a aprendizagem do estudante e o desenvolvimento integral do indivíduo. A partir de um grupo de desenvolvimento profissional, dez temas estão propostos em relação aos eixos estratégicos de pesquisa como fonte de estudos e de pesquisa pelos professores da educação básica. A interação entre a universidade e a educação básica existe desde 2016 a partir de visitas escolares aos laboratórios de pesquisa da universidade e o grupo de professores interage quinzenalmente desde 2021 e tem potencial para desenvolver esta proposta. Utilizando-se a Teoria da Autodeterminação como referencial teórico, espera-se avaliar a contribuição dos grupos de desenvolvimento profissional para a motivação de professores e estudantes da educação básica.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Processos de redes de pesquisa
Processo FAPESP 2022/12895-1 Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica
Descrição: A proposta de Projeto Temático de Pesquisa prevê o incremento de conhecimento de ponta e a formação de recursos humanos altamente qualificados na área da Eletroquímica Ambiental, mais especificamente no desenvolvimento e na aplicação dos Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOA) e processos associados para a degradação dos compostos químicos considerado Poluentes Emergentes (PE), sendo esta uma área de interface entre a Química (Físico-Química, Química Analítica, Química Ambiental e Química de Materiais) e as Engenharias (Química, Sanitária, Materiais e Ambiental), atribuindo ao projeto um caráter transdisciplinar dentro da grande área das Ciências Exatas. Ainda de forma complementar ao caráter fortemente científico-tecnológico, o projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de pesquisas associadas às atividades de divulgação científica das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Temático de Pesquisa junto à sociedade e, principalmente, junto a estudantes de 9 ano do ensino fundamental até estudantes de 3 ano do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, principalmente da Região de São Carlos. Além dos estudantes, a divulgação científica junto aos docentes destas mesmas escolas é fundamental para aumentar a atratividade das carreiras da grande área de Ciências Exatas, assim como melhorar o ensino, tanto de Ciências quanto de Química, em escolas públicas paulistas.O Projeto Temático de Pesquisa pretende desenvolver, avaliar e aplicar novos materiais catalíticos em processos eletroquímicos e associados para a mitigação de compostos orgânicos (os chamados “Poluentes Emergentes”), em matrizes líquidas, avaliando-se a eficiência desses processos para o controle da poluição e a atenuação dos seus efeitos sobre o meio ambiente. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de sensores eletroquímicos de análise para este tipo de compostos e a divulgação científica dos conhecimentos produzidos tanto no meio científico quanto para a sociedade em geral, com atenção especial para estudantes de escolas públicas.Esta proposta de Projeto Temático de Pesquisa visa, também, incrementar e fortalecer uma rede de pesquisa já iniciada em um projeto de pesquisa temático da FAPESP (2017/10118-0), anterior a esta proposta, envolvendo vários grupos de pesquisa de diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo com o intuito de desenvolver e adquirir “conhecimento de ponta” envolvendo: (a) desenvolvimento e avaliação de novos materiais catalíticos para a aplicação em sensores de análise e processos eletroquímicos e associados para a degradação de espécies poluentes de diferentes matrizes líquidas; (b) processos avançados para a degradação de poluentes orgânicos emergentes em matrizes aquosas e não-aquosas utilizando; (c) processos para a remoção de poluentes inorgânicos em matrizes aquosas e compostos orgânicos voláteis; (d) Novos sensores eletroquímicos para a detecção e/ou determinação de poluentes orgânicos emergentes e (e) promover a divulgação das pesquisas científico-tecnológicas junto à sociedade acadêmica e não-acadêmica. As inovações associadas à proposta não envolvem somente a aquisição do conhecimento científico-tecnológico em termos de “fronteira da ciência”, mas a sua divulgação para um público além da comunidade científica: a sociedade como um todo. Esta proposta pretende ainda, atuar na formação de recursos humanos especializados e na produção de conhecimento científico-tecnológico a ser divulgado em teses, dissertações e monografias, periódicos nacionais e internacionais indexados e, quando couber, na forma de patentes. Além de publicações técnicas, o projeto prevê a divulgação dos resultados obtidos junto a estudantes do ensino médio de escolas públicas e à sociedade de forma geral.
Coordenador: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Processo CNPq 406767/2022-0 – SinBiAm – Sínteses da Biodiversidade Amazônica
Descrição: Contexto: A Amazônia tem um papel vital nas estratégias internacionais para mitigar as crises globais do clima e da biodiversidade. Seus ecossistemas estão entre os mais biodiversos do mundo e contribuem para serviços ambientais em diferentes escalas espaciais. No entanto, múltiplos distúrbios antrópicos e climáticos vêm ameaçando a biodiversidade e os ecossistemas da Amazônia. Desafio: Nossa habilidade de realizar pesquisas de síntese para compreender os padrões e direcionadores da biodiversidade amazônica, bem como de transpor resultados da fronteira científica para aplicações na sociedade, é limitada por diversos desafios. Por exemplo, a maioria das bases de dados de biodiversidade (globais e nacionais) foca na flora e fauna de vertebrados terrestres, recebe apenas informações sobre ocorrência das espécies, e/ou não apresenta arcabouço tecnológico para integrar, de forma padronizada, os dados a partir de diferentes estudos. Além disso, grande parte dos estudos da biodiversidade avalia táxon e/ou regiões específicas, sem integrar os ambientes aquáticos e terrestres, e/ou avaliar os impactos ecológicos de múltiplos distúrbios. Solução: O INCT-SinBiAm estabelecerá uma rede transdisciplinar e interinstitucional de pesquisas de síntese sobre a biodiversidade terrestre e aquática da Amazônia, permitindo a continuidade dos esforços iniciados através do Projeto Synergize financiado pelo Sinbiose/CNPq. O SinBiAm produzirá pesquisas de alta relevância para a tomada de decisão e fortalecerá laboratórios associados dentro e fora dos grandes centros urbanos da região Norte. Métodos: Através da compilação, organização, e sínteses de dados previamente coletados, bem como de diferentes ações de educação e divulgação científica, o SinBiAm (1) trará avanços científicos e tecnológicos, (2) direcionará futuras pesquisas, práticas e políticas públicas; e (3) promoverá a formação das futuras gerações de tomadores de decisões, educadores e cientistas da, e atuando na, Amazônia.
Coordenador: Leandro Juen
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Processo CNPq n. 441257/2023-2 Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental PPBIO AmOR
Descrição: O PPBio-AmOr propõe uma rede colaborativa multidisciplinar e transinstitucional para preencheressas lacunas de conhecimento e propor soluções para esses desafios no contexto da AmazôniaOriental. O PPBio-AmOr [a] avançará nosso conhecimento sobre os padrões da biodiversidade frente às mudanças climáticas e alterações do uso da terra; [b] viabilizará a coleta e o monitoramento de dadosde biodiversidade terrestre e aquática de forma integrada em diferentes regiões da AmazôniaOriental; [c] combinará o conhecimento de especialistas em taxonomia e ferramentas tecnológicasautomatizadas para padronizar a identificação, curadoria e armazenamento de dados biológicos para diferentes grupos da fauna e flora amazônica; [d] revelará a biodiversidade amazônica desconhecida em regiões previamente identificadas como lacunas de conhecimento [1]; [e] promoverá trocas de saberes entre diferentes grupos envolvidos na pesquisa, educação, formulação de políticas públicas e tomada de decisões no contexto da educação e conservação da biodiversidade na Amazônia.Os objetivos do PPBio-AmOr são: [O1] fortalecer e ampliar uma rede de colaboração focada em pesquisas empíricas (dados a serem coletados) e de síntese (dados previamente coletados) sobre a biodiversidade amazônica, para [O2] preencher lacunas sobre o conhecimento ecológico de ecossistemas aquáticos e terrestres, [O3] informar práticas e políticas públicas focadas na educação, conservação e manejo sustentável, e [O4] promover a formação das futuras gerações de tomadores de decisões, educadores e cientistas da, e atuando na, Amazônia Oriental.
Coordenador: Leandro Juen
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Processos encerrados
Processo n. 2018/20145-7 Construção de maquetes para Divulgação Científica de Química e estudo da sua contribuição para a formação do espírito científico
Descrição: É fato conhecido que a Química é uma área de pequeno prestígio entre estudantes de ensino médio que pouco compreendem as características dessa ciência, associando-a a fórmulas e regras. O mesmo ocorre com a população que associa essa ciência a tudo aquilo que é danoso para o ambiente. Ações em diferentes âmbitos vêm sendo tomadas para estimular o desenvolvimento de uma visão mais madura e positiva das ciências pela população. Os museus e centros de ciências aparecem como um importante elemento para contribuir tanto nessa busca por despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia quanto para contribuir com a educação científica. No entanto, poucas atividades de Química podem ser encontradas em museus e centros de ciências no Brasil e no mundo. Dentre os principais motivos para essa falta apontados na literatura são a impossibilidade de se deixar materiais e reagentes expostos para os visitantes manipularem por questões de segurança principalmente. Com financiamentos anteriores, avanços significativos foram alcançados na produção de uma maquete que possibilite a realização de experimentos pelo visitante sem qualquer contato físico dele com reagentes, produtos ou material de descarte. Este projeto refere-se à construção de maquetes de Química e o estudo de sua contribuição para a formação do espírito científico dos visitantes com a combinação de estratégias quantitativas e qualitativas utilizando-se Gaston Bachelard como referencial teórico.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Processo FAPESP n. 2017/10118-0 Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica
Descrição: Neste projeto de pesquisa pretende-se desenvolver, avaliar e aplicar novos materiais em processos eletroquímicos (e associados) para a degradação eletroquímica de compostos com atividade de interferência endócrina (interferentes endócrinos), avaliando-se a eficiência desses processos e a identificação de subprodutos de degradação. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de sensores eletroquímicos de análise para este tipo de composto e a divulgação científica dos conhecimentos produzidos tanto no meio científico quanto para a sociedade em geral, com atenção especial para alunos de escolas públicas.
Coordenador: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Processo 2014/02522-7 Estudo da contribuição de palestras de divulgação científica de Química para a motivação para a aprendizagem
Descrição: É fato conhecido que a Química é uma área de pequeno prestígio entre estudantes de ensino médio que pouco compreendem as características dessa ciência, associando-a a fórmulas e regras o mesmo ocorrendo com a população que associa essa ciência a tudo aquilo que é danoso para o ambiente. Ações em diferentes âmbitos vêm sendo tomadas para estimular o desenvolvimento de uma visão mais madura e positiva das ciências pela população. Os museus e centros de ciências aparecem como um importante elemento para contribuir tanto nessa busca por despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia quanto para contribuir com a educação científica. Uma hipótese que pode ser explorada para explicar o baixo apreço que a população possui em relação à Química é a falta de conhecimento sobre aquilo que é produzido pelos cientistas nessa área do conhecimento. Se, no Brasil, grande parte da pesquisa em Química é realizada nas universidades, mecanismos de comunicação dessas instituições com a população podem ser uma boa estratégia para motivar estudantes a valorizarem e se interessarem por essa ciência. Este projeto refere-se ao desenvolvimento de palestras de divulgação científica na área de Química para estudar a contribuição dessas palestras para a motivação para a aprendizagem de Química com a combinação de estratégias quantitativas e qualitativas utilizando-se a Teoria da Autodeterminação como referencial teórico.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Processo 457780/2013-4 – Produção de acervo de exposições e maquetes interativas de Química e áreas correlatas e avaliação quanto sua contribuição para a formação do espírito científico
Descrição: Museus e centros de ciências são reconhecidos pela literatura como importantes para contribuir com a educação científica e despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia, sendo atualmente bastante valorizado o aspecto interativo do acervo. No que concerne especificamente à área de Química, poucas são as exposições e atividades dedicadas a essa temática uma vez que há dificuldade de conceber e produzir módulos interativos envolvendo o tema química, pelo contato com reagentes químicos sendo necessária geralmente a presença de um guia para sua manipulação. A proposta deste projeto é desenvolver material de divulgação científica de Química e áreas correlatas para o Museu de Ciência “Prof. Mário Tolentino” e verificar como o acervo contribui para a formação do espírito científico de estudantes da Educação Básica. A escolha de Gaston Bachelard como referencial teórico para um projeto de divulgação científica apoia-se em sua preocupação em desenvolver um espírito científico afastado de concepções ingênuas como da ciência como verdade absoluta ou que desenvolvam obstáculos epistemológicos.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2782 – Simpósio de Pré Iniciação Científica: Estreitamento da relação entre universidade e escola pública
Descrição: A Iniciação Científica no Ensino Médio tem como finalidade despertar o interesse científico e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissionais da Rede Pública de ensino, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisadores e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), visando o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e crítico dos estudantes e contribuindo para que possam buscar oportunidades de pesquisa na graduação. A Pré IC também possibilita que os estudantes desconstruam a imagem estereotipada que a grande parte da sociedade tem sobre os cientistas, no qual é uma pessoa inacessível, gênio e trabalha sozinho.Tendo isso em vista, o grupo de desenvolvimento profissional, EducAção, que se estabeleceu em 2019 e consolidou uma forte parceria entre a universidade e as escolas públicas de periferia de São Carlos e região, como parte de uma atividade desenvolvida pelo grupo oportunizou a essas escolas a possibilidade de os estudantes desenvolverem a Pré IC em conjunto com grupos de pesquisa do IQSC, sendo eles Grupo de Química Inorgânica e Analítica; Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais e Lab. de Investigações em Ensino de Ciências Naturais. Atualmente, são 7 escolas públicas, com 24 alunos bolsistas de Pré IC contemplados com bolsa CNPq e outros que são voluntários. O Simpósio de Pré Iniciação Científica tem como objetivo principal oportunizar aos estudantes vivenciar a experiência de participar de um evento científico e divulgar o trabalho desenvolvido ao longo da pesquisa científica. Além disso, espera-se contribuir para o estreitamento da relação entre a universidade e a escola pública. Uma vez que os estudantes foram orientados por pesquisadores qualificados, possibilitando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa. Essa iniciativa é de extrema importância, pois mostra aos estudantes que as universidades públicas pertencem a todos.
Financiamento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP.
Resíduos orgânicos e sustentabilidade como temas de contextualização na educação e de inclusão social de comunidades da zona leste da capital e do interior de São Paulo
Descrição: O Brasil é um país que apresenta grande desigualdade na educação e foi um dos países que não conseguiu atingir os objetivos do Educação para Todos até 2015. Em se tratando de ensino superior, a renda é um dos principais fatores associados à desigualdade de acesso à graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que é baseado tradicionalmente em exame vestibular que privilegia estudantes com formação básica mais qualificada. No entanto, a falta de interesse da população de baixa renda em adentrar nas IES por desconhecimento ou por não se sentir pertencente ao ambiente estudantil universitário também é um dos fatores contribuintes. Neste contexto, atividades inclusivas promovidas pela comunidade interna de IES, como a USP, envolvendo a população externa, como jovens da educação básica e seus familiares, podem contribuir para diminuir esta estatística e trazer diversos outros benefícios. Neste projeto, propõem-se atividades com os professores e estudantes da educação básica e seus familiares como ferramenta de exposição deste público-alvo com o ambiente da USP. As atividades propostas são integrantes e correlativas com problemáticas existentes no cotidiano desta população e com possíveis soluções. Com relação à problemática, o foco é nos resíduos orgânicos gerados por esta população. Devido à ausência da cultura do aproveitamento, a cadeia de alimentação da população brasileira gera grandes quantidades de resíduos. Estes resíduos, quando coletados pelo sistema de limpeza urbana, são descartados em aterros. Nos locais onde não existe sistema de coleta pela prefeitura, estes resíduos são descartados irregularmente. Ambas as situações geram diversos impactos ambientais e riscos à saúde e bem-estar humano. Como solução, propõem-se o ensino de processos de beneficiamento destes resíduos transformando-os em biofertilizantes e bioherbicidas de ampla aplicação e valor agregado. O potencial biológico destes resíduos já tem sido relatado na literatura científica e a transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes e herbicidas ocorre por processamentos simples, de baixo custo e facilmente reprodutíveis. As temáticas, sustentabilidade, resíduo e conversão de resíduos em coprodutos, quando utilizados como planos de ensino por projetos, podem contribuir para a qualidade da educação e a formação continuada de professores da educação básica, além de despertar o interesse, vocação e incentivo destes estudantes ao ingresso no ensino superior. Quando aplicados como atividades integrando familiares, professores e estudantes trazem contribuições socioambientais, tais como conscientização ambiental; minimização de catástrofes e de propagação de doenças (associadas á disposição irregular destes resíduos), geração de renda e inclusão social. Por se tratar de resíduos produzidos tipicamente dentro dos domicílios e o processo de conversão ser de fácil desenvolvimento o projeto pode ainda contribuir para capacitação de mulheres, em especial, as de baixa renda.
Coordenador: Renata Colombo
Financiamento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.
Projeto EducAção: aprendizagem da docência na prática e para a prática
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar os problemas e desafios que professores encontram na realidade da sua atuação e, por meio de estudo e de pesquisa, buscar alternativas que levem à aprendizagem dos estudantes da educação básica. O grupo é formado por coordenadores e professores de escolas da educação básica, professores universitários, licenciandos e pós-graduandos. Estão sendo desenvolvidas sequências didáticas dentro da Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade ou do Ensino por Investigação para implementação nas escolas.
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.
Processo PIBID 1244/2014 – Subprojeto: O método investigativo em aulas teóricas e práticas de Química e em museus de ciências
Descrição: Subprojeto do PIBID/USP desenvolvido no IQSC. O objetivo do projeto é o de desenvolver e aplicar atividades investigativas nas aulas de Química em escolas de Ensino Médio em parceria com os professores das escolas e os licenciandos. Também buscar-se-á suprir uma deficiência do museu municipal de Ciências “Mário Tolentino” quanto às ações de divulgação científica na área de Química e também contribuir para que os licenciandos estudem e desenvolvam ações de contextualização da Química para melhorar a imagem dessa ciência junto aos estudantes e à comunidade.
Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Integração entre universidade pública e escolas da Educação Básica a partir de palestras interativas
Descrição: Neste projeto propõe-se trazer estudantes de ensino médio com prioridade para as escolas de regiões periféricas e de cidades vizinhas a São Carlos para visitarem a universidade e assistirem à palestras interativas. Essa proposta surge como contribuição para superar a lacuna que existe entre universidade pública e as escolas de ensino médio nas quais os estudantes desconhecem até mesmo seu caráter público. Nosso grupo realizou uma pesquisa nesta que é conhecida como “a cidade dos doutores” e verificou que os dados não são diferentes de outras cidades: a população em geral desconhece o que a universidade pública faz e os estudantes de escolas públicas percebem-na como algo inalcançável. Além disso, a população em geral pouco conhece sobre as pesquisas que são desenvolvidas na universidade e da sua importância para a qualidade de vida das pessoas. Essas palestras têm como tema as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e procuram promover a importância da universidade pública bem como os processos de ingresso e de permanência dos estudantes menos favorecidos. Essas palestras foram produzidas com financiamento FAPESP em 2016 e mostraram bons resultados para despertar a motivação dos estudantes. Espera-se que as palestras sejam apresentadas pelo menos 15 vezes durante a vigência deste projeto. Os resultados esperados são a melhora conceitual, preparo e motivação para a docência para os bolsistas que apresentarão as palestras, o estabelecimento de parcerias com a Biblioteca da Prefeitura da área 2 do campus de São Carlos e com os professores das escolas de ensino médio. Também se espera contribuir para a formação dos graduandos e pós-graduandos envolvidos com o projeto. Em relação aos estudantes de ensino médio, espera-se despertar neles a motivação para o aprendizado em geral e em especial o de Química e também a motivação para ingressar em uma universidade pública.
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Produção de vídeos didáticos e imagens de experimentos de Química Geral para o ensino de graduação
Descrição: Selecionar, testar e filmar experimentos e produzir imagens relacionadas a eles envolvendo conceitos de química trabalhados nas disciplinas de Química Geral oferecidas pelo IQSC para serem utilizados como suporte às aulas teóricas dos professores dessa disciplina.
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação da USP